📢Proclamação da República🇧🇷 – 1️⃣5️⃣ de novembro


Evento de suma importância para o Brasil 🇧🇷 é a Proclamação da República que anuncia📢 o início de um novo regime. Assim, a partir de 15 de novembro de 1889 foi instaurado no país o regime republicano. E, com isso, deu fim🔚 ao regime da Monarquia Constitucional Parlamentar que existia até então.

Por conta desse acontecimento, todo dia 15 de novembro é comemorada a Proclamação da República. E devido a isso é feriado no Brasil 🇧🇷🇧🇷🇧🇷 em todo o território nacional.

Quem assinou essa proclamação, a qual é o ato de anunciar📢, pronunciar algo📢, foi Marechal Deodoro da Fonseca. Sendo assim, foi o primeiro presidente do Brasil🇧🇷🇧🇷🇧🇷.

Origem da Proclamação da República

Origem da Proclamação da República
Origem da Proclamação da República-i Marechal Deodoro da Fonseca

Teve início a república no Brasil🇧🇷 em 15 de novembro de 1889, por Marechal Deodoro da Fonseca. Com isso, deu-se o fim à Monarquia em que o país era regido.

Desde 1870, a Monarquia se enfraquecia no Brasil🇧🇷. Isso porque ela enfrentava uma crise em seu império como, por exemplo, não atendia mais as novas demandas surgidas na sociedade brasileira.

Assim, os dois grupos mais insatisfeitos😏😕 com esse regime monárquico foram: os políticos e os militares. Por conta disso, reivindicavam a modernização, as novas formas de trabalho (que eram abusivos).

Enfim, a república foi uma maneira em que esses grupos encontraram de resolver essas crises, as insatisfações e os problemas na monarquia. E, mediante esse novo regime, o Brasil🇧🇷 passaria a se desenvolver e crescer.

Curiosidades e fatos sobre a Proclamação da República

Curiosidades e fatos sobre a Proclamação da República
1️⃣5️⃣ de novembro, 1889

Algumas curiosidades e fatos sobre a Proclamação da República para descobrirmos mais desse evento. Então, confira:

  • Marechal Deodoro da Fonseca era um monarquista;
  • A Proclamação da República ocorreu de forma pacífica. Sendo assim, teve apresentação de tropas ao som do hino nacional;
  • Quando teve o golpe para o novo regime instaurado, o imperador Dom Pedro II estava dormindo🛌. E só ficou sabendo do fim de seu regime monárquico quando foi acordado pelo Major Sólon Ribeiro;
  • No dia da Proclamação da República, Marechal estava indisposto. Assim, ele sofria de dispneia, mas mesmo não se sentindo bem, proclamou 📢e deu o grito📢 pela república.
  • Independência do Brasil 🇧🇷 (07 de semtembro) foi quando D. Pedro declarou que Brasil deixou de ser colônia de 🇵🇹 Portugal. Proclamação da República (15 de novembro) foi quando Mal Deodoro proclamou que Brasil🇧🇷 deixaria de ser uma monarquia e passou a ser uma República.

Coleção dos emojis relacionado a Proclamação da república

Exemplos, frases e como usar

Frases para proclamação da república
Frases para proclamação da república

É tempo de comemorar o fim da Monarquia⚜ e a vinda da República no Brasil🇧🇷🇧🇷🇧🇷. Assim, já pensou em enviar uma 📲mensagem ao seu amigo patriota ou um familiar que ama o país com uma frase com emojis?

Aqui estão algumas frases impactantes com emojis que você pode somente copiar e colar em sua rede social ou WhatsApp e enviar📲 em massa. Então, viva a República!

Hoje é dia de celebrar a vitória👏👏👏 do Brasil🇧🇷🇧🇷🇧🇷! Viva👏👏👏 a República!

Viva👏👏👏 a democracia e celebremos nosso país com orgulho!

Estejamos felizes por essa data de 15 de novembro representar o novo regime republicano que vivemos hoje. Parabéns a nós, patriotas👏👏👏!

Feliz😆🤲 Proclamação da República! Que essa data nos lembre sempre que é possível lutar e vencer🙏!

Que não esqueçamos a data do dia 15 de novembro como marco histórico para o desenvolvimento do Brasil🇧🇷🇧🇷🇧🇷. Viva👏👏👏, a República🗣 para sempre🙏!